DO MAR À MESA:
Ciclo profissionalizante na comunidade pesqueira da Gamboa de Baixo
Salvador, 2023-2024
O projeto, realizado entre setembro/2023 e junho/2024, teve como principal objetivo contribuir com o fortalecimento da economia da Gamboa de Baixo através de oficinas educativas e profissionalizantes, incentivando o Turismo de Base Comunitária (TBC).
Para isso, foram criados espaços de formação de mulheres e jovens negras/os relacionadas/os à pesca tradicional, culinária e empreendedorismo social. Contamos com o desenvolvimento de 10 oficinas voltadas para a potencialização da geração de renda desta comunidade que possui história e tradições de grande valor, mas que tem sido exposta a uma série de vulnerabilidades e violações de direitos sociais e humanos.
Acreditamos que contribuir para o fortalecimento da economia da pesca é valorizar e potencializar a identidade pesqueira desta comunidade que, apesar de ser reconhecicda como ZEIS-V, ainda é alvo de violências e ameaças de expulsão. Potencializar a prática pesqueira é viabilizar a permanência desta comunidade que tem sua vida vinculada ao mar.
Esta iniciativa surge como uma continuidade do projeto 'curta documental Pescadoras em rede: As mulheres da Gamboa de Baixo.
OFICINAS
Para a realização das oficinas, foi colocado em prática um plano de mobilização permanente, utilizando panfletos, cartazes, vinhetas, lambe-lambe, cards para WhatsApp e redes sociais, além do boca-a-boca na comunidade. A atuação de mobilizadoras sociais locais foi fundamentamental para o engajamento das pessoas nas atividades. Fruto deste processo, mais de 70 moradoras/es participaram dos espaços de formação do projeto.
05 oficinas de pesca tradicional
com Zeca Bezerra, Aliança Kirimurê
Nas oficinas foram levantadas informações sobre a formalização, infraestrutura, embarcações. tipos e quantidades de pescados, valores de mercado, formas de conservação. Nos espaços de trocas e aprendizados foram apresentadas técnicas de trato da pinauna e da cascuda, ambos em abundânica na região, com a possibilidade de se criar dois novos pratos para os restaurantes da comunidade.
As oficinas criaram espaçaço de reflexão coletiva sobre a relação com o cliente em duas perspectivas: com atendentes e proprietárias/os de restaurantes e com jovens que fazem o transporte de barco ("uber barco"). Foram levantadas problemáticas e possibilidades de solução. Uma das oficinas focou em criar as receitas e narrativas de dois novos pratos que surgiram a partir das oficinas de pesca: o caldo de pinaúna e a cascuda frita.
02 oficinas de
turismo comunitário
com Ana Caminha, liderança comunitária
As oficinas se voltaram especialemnte para as pessoas que atuam com turismo comunitário na Gamboa, especialmente "uber barco" e restaurantes. Foram levantados coletivamente momentos e edificações importantes da Gamboa, recriando a história da comunidade com base nas experiências dos seus moradores. Foram discutidas ainda problemáticas e soluções para questõs em torno do turismo local.
EXPOSIÇÃO
A exposição O MAR NOS UNE aconteceu na fachada da associação de moradores e nas paredes de habitações ao longo da via principal da Gamboa. Fotografias e textos destacando fatos históricos e informações sobre o território: como o Forte São Paulo da Gamboa, o Presente de Yemanjá, o surgimento da associação, a ZEIS-V e a luta por moradia, dentre outros.
EMBARCAÇÃO
MOBILIZAÇÃO
+70
moradoras/es envolvidos
10
oficinas
realizadas
1 barco
adquirido para as as mulheres pescadoras da Gamboa de Baixo
+R$ 30mil
voltados para investimento em materiais e infraestrutura para a Gamboa de Baixo
+80mil
contas alcançadas nas comunicações em redes sociais.
Realização
Associação Amigo de Gegê dos Moradores da Gamboa de Baixo
TRAMA
Coordenação geral
Ana Caminha
Matheus Tanajura
Coordenação de produção
Luisa Caria
Produção executiva
Marina Novaes
Financeiro
Flávia Santana
Identidade visual e Design
Flora Tavares
Lucas Ribeiro
Matheus Tanajura
Fotografia
Marina Muniz
Exposição
Marina Novaes
Atailon Matos
Aline Barbosa
Editorial redes sociais
Lucas Ribeiro
Gesão de redes sociais
Mateus Araújo
Oficiantes
Ana Caminha
Gabriela Cabral
Zeca Bezerra
Parceria
A Cozinha Dengo de Vó
Aliança Kirimurê
Apoio financeiro
Instituto Lugar de Faz